SISBAJUD: Novo sistema de penhora online promete maior efetividade na recuperação de créditos

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

O número de inadimplentes no Brasil alcança, aproximadamente, 63,8 milhões[1].  Com isso, multiplica-se a quantidade de processos judiciais para recuperação de créditos. No entanto, quase nunca, o pagamento é realizado voluntariamente pelo devedor, assim que passa a fazer parte de um processo judicial.

Como uma das principais soluções para alcance dos bens dos devedores inertes ao pagamento espontâneo, o Bacenjud, há 20 anos, é o sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições bancárias, a fim de agilizar a obtenção de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, possibilitando a realização de bloqueios e  penhora online nas contas bancárias dos devedores.

Apesar de ser um excelente meio para viabilizar o pagamento de dívidas, grande parte dos devedores é criativo nas manobras de blindagem de seus bens, a fim de escapar das cobranças judiciais, enquanto o Bacenjud possui alcance restrito às instituições financeiras, com funcionalidades básicas de bloqueio e penhora de numerários.

Outro fator relevante, é que os meios de pagamentos, recebimentos, investimentos e transações, se modificaram com o decorrer dos anos, dando espaço aos ambientes virtuais, às fintechs, às intermediadoras de pagamentos e, até mesmo, os investimentos em criptomoedas, criaram ambientes que dificultaram a localização de ativos dos devedores.

A fim de obter maior efetividade e modernização ao sistema, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) e o Banco Central lançarão, em 25/08/2020, o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), o qual substituirá o vintenário, Bacenjud.

A funcionalidade do novo sistema manterá o envio eletrônico de ordens de bloqueio e requisições de informações básicas de cadastro e saldo, já permitidos pelo Bacenjud.

Mas, a novidade é que permitirá a obtenção de informações detalhadas sobre extratos em conta corrente, realizará bloqueios, tanto de valores em conta corrente, como de ativos mobiliários, como títulos de renda fixa e ações, com alcance de outras instituições e produtos não abrangidos pelo sistema atual, como as fintechs e securitizadoras de crédito.

O sistema possibilitará, também, a emissão de ordens às instituições financeiras para obtenção de informações relevantes dos devedores, fornecendo cópia de contratos de abertura de conta corrente e de conta de investimento, faturas do cartão de crédito, contratos de câmbio, cópias de cheques, além de extratos do PIS e do FGTS.

Haverá, ainda, a opção de o magistrado registrar a quantidade de vezes que a mesma ordem terá que ser reiterada no Sisbajud, até o bloqueio do valor necessário para o seu total cumprimento e possuirá integração automática com o Processo Judicial Eletrônico (PJE).

Para o Poder Judiciário, o Sisbajud permitirá: reduzir os prazos de tramitação dos processos; aumentar a efetividade das decisões judiciais; e aperfeiçoar a prestação jurisdicional, com o constante aperfeiçoamento do sistema. Para os credores, ele, certamente, será uma importante ferramenta para alcance do patrimônio dos devedores e redução dos altos níveis de inadimplência brasileiro.

JÉSSICA MELO DO NASCIMENTO, nossa especialista em Recuperação de Crédito


[1] https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/inadimplencia-aumenta-26-em-janeiro-segundo-serasa-experian

Share

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Related content

STF em breve se posicionará sobre eventual (in)constitucionalidade das medidas atípicas de pressão para recuperação de créditos

A possibilidade de aplicação de...

Projeto de Lei Complementar 249/2020 – Marco Legal das Startups

Foi apresentado pelo Poder Executivo, no último dia 20, o Projeto de Lei Complementar nº249/2020...

Nomeação dos diretores da ANPD

Em continuidade aos trabalhos para estruturar a Autoridade Nacional de Proteção de Danos (ANPD), Órgão que será responsável por assegurar...
WP Feedback

Dive straight into the feedback!
Login below and you can start commenting using your own user instantly