Novas regras para sociedades limitadas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Contratos sociais das sociedades limitadas devem ser conferidos e, possivelmente, alterados ante a entrada em vigor das alterações no Código Civil, introduzidas pela Lei nº 13.792/2019, que altera regras para a destituição de sócio administrador e exclusão de sócio minoritário.

A primeira das alterações atinge o artigo 1.063, §1º, do Código Civil, e refere-se ao quórum para destituição de sócio administrador, designado em contrato social, passando o quórum de 2/3 do capital social, anteriormente exigido, salvo estipulação contratual diversa, para a maioria absoluta, salvo estipulação contratual diversa.

Dessa forma, no silêncio do contrato social, deverá ser realizada uma alteração contratual para prever quórum diverso, caso não seja conveniente a necessidade de mera maioria absoluta para a destituição de administrador sócio designado em contrato social.

A outra alteração atinge o artigo 1.085 do Código Civil, simplificando a exclusão extrajudicial de sócio minoritário na hipótese do quadro social ser composto por apenas 2 sócios. Nessa situação, não mais será obrigatória a convocação de assembleia ou reunião de sócios para deliberar especificamente sobre o assunto.

Diante de tais alterações, recomendamos que seja realizada uma revisão nos contratos sociais das limitadas para as necessárias alterações, preservando os interesses dos sócios e em consonância com a nova legislação vigente.

Por Roberta Cunha Andrade Azeredo

Compartilhe isso

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Conteúdos relacionados

STF em breve se posicionará sobre eventual (in)constitucionalidade das medidas atípicas de pressão para recuperação de créditos

A possibilidade de aplicação de...
WP Feedback

Dive straight into the feedback!
Login below and you can start commenting using your own user instantly