{"id":2395,"date":"2020-11-26T15:04:58","date_gmt":"2020-11-26T18:04:58","guid":{"rendered":"https:\/\/www.santosesantana.com.br\/?p=2395"},"modified":"2020-11-26T15:04:59","modified_gmt":"2020-11-26T18:04:59","slug":"como-as-empresas-estao-se-preparando-para-a-black-friday-em-2020-e-6-dicas-interessantes-para-auxiliar-no-sucesso-desse-evento","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.santosesantana.com.br\/en\/como-as-empresas-estao-se-preparando-para-a-black-friday-em-2020-e-6-dicas-interessantes-para-auxiliar-no-sucesso-desse-evento\/","title":{"rendered":"Como as empresas est\u00e3o se preparando para a Black Friday em 2020 e 6 dicas interessantes para auxiliar no sucesso desse evento"},"content":{"rendered":"

Desde 2010 quando ocorreu a primeira Black Friday no Brasil, a cada ano esse evento se torna mais popular e mais esperado por diversas empresas e consumidores.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 uma das grandes oportunidades das empresas aumentarem suas vendas e conquistarem seus clientes com pre\u00e7os atrativos.<\/p>\n\n\n\n

Apesar do ano de 2020 ser marcado por uma pandemia inesperada, em que diversas empresas tiveram que paralisar suas atividades econ\u00f4micas, o que consequentemente afetou a economia e as finan\u00e7as pessoais de diversos brasileiros, percebeu-se que na contram\u00e3o, houve um grande crescimento de lojas online e e-commerce, consequ\u00eancia da acelera\u00e7\u00e3o pela transforma\u00e7\u00e3o digital.<\/p>\n\n\n\n

A pesquisa <\/a>realizada pelo BigData Corp e pelo Paypal sobre o \u201cPerfil do E-commerce Brasileiro 2020\u201d revelou que a expans\u00e3o de e-commerce no Pa\u00eds tem um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano, totalizando mais de 1,3 milh\u00e3o de lojas online, ou seja, cada vez mais os brasileiros est\u00e3o aderindo \u00e0s compras pela internet, o que cria a expectativa de que a Black Friday de 2020 supere a do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

Alinhados com essa grande expectativa, separamos 6 dicas para as quais as empresas participantes da Black Friday devem se atentar e que podem impactar nas suas vendas e na fideliza\u00e7\u00e3o de seus clientes:<\/p>\n\n\n\n

  1. Aten\u00e7\u00e3o \u00e0s campanhas de Marketing e publicidade preparadas para a Black Friday<\/strong>: <\/li><\/ol>\n\n\n\n

    Hoje em dia, os consumidores est\u00e3o muito mais atentos aos pre\u00e7os e \u00e0s informa\u00e7\u00f5es detalhadas dos produtos. <\/p>\n\n\n\n

    Portanto, \u00e9 de suma import\u00e2ncia que as empresas atuem com transpar\u00eancia acerca das especificidades dos produtos e dos descontos aplicados, evitando reclama\u00e7\u00f5es junto aos \u00f3rg\u00e3os de defesa do consumidor.<\/p>\n\n\n\n

    1. Veicule informa\u00e7\u00f5es claras sobre o pre\u00e7o, forma de pagamento e prazo de garantia dia produtos e servi\u00e7os<\/strong>:<\/li><\/ol>\n\n\n\n

      De prefer\u00eancia, os an\u00fancios e ofertas devem apresentar, de forma clara, o pre\u00e7o e a forma de pagamento.<\/p>\n\n\n\n

      \u00c9 imprescind\u00edvel que no caso de venda a prazo, conste claramente se haver\u00e1 incid\u00eancia de juros ou n\u00e3o e o valor total em compras parceladas.<\/p>\n\n\n\n

      Al\u00e9m disso, sempre informe o prazo de garantia do produto ou servi\u00e7o, at\u00e9 porque a garantia est\u00e1 prevista no C\u00f3digo de Defesa do Consumidor.<\/p>\n\n\n\n

      1. Controle do estoque e prazo de entrega:<\/strong><\/li><\/ol>\n\n\n\n

        N\u00e3o s\u00f3 na Black Friday, mas em algumas \u00e9pocas em que o com\u00e9rcio fica mais movimentado, como por exemplo no Natal, \u00e9 importante realizar uma estimativa de quantidade e verificar o controle de estoque para n\u00e3o realizar vendas de produtos esgotados.<\/p>\n\n\n\n

        Al\u00e9m disso, \u00e9 importante ter bons parceiros de log\u00edstica que garantam a pontualidade de entrega dos produtos na data estimada.<\/p>\n\n\n\n

        1. Canais de relacionamento com o consumidor:<\/strong><\/li><\/ol>\n\n\n\n

          As empresas devem treinar seus funcion\u00e1rios e adotar medidas para otimizar o atendimento aos Clientes, seja antes, durante ou depois da compra realizada, atuando de forma r\u00e1pida e satisfat\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

          Assim voc\u00ea garante que seu cliente confie na sua marca e conquista asua fideliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

          1. Omnichannel:<\/strong><\/li><\/ol>\n\n\n\n

            Muitas empresas est\u00e3o adotando a pr\u00e1tica do omnichannel que \u00e9 atuar de forma integrada, com o objetivo de estreitar a rela\u00e7\u00e3o entre o online (compra pela internet ou aplicativo) e offline (loja f\u00edsica).<\/p>\n\n\n\n

            Uma das vantagens por exemplo, \u00e9 o fato de que voc\u00ea pode realizar a compra com um vendedor na loja f\u00edsica, mas pedir que a compra seja entregue em sua casa ou vice-versa, realizar a compra pelo app e buscar na loja f\u00edsica, como um drive thru, obtendo gratuidade no frete.<\/p>\n\n\n\n

            Essa tamb\u00e9m \u00e9 uma estrat\u00e9gia que possibilita o aumento das vendas,a praticidade para o consumidor, o processo de fideliza\u00e7\u00e3o e a divulga\u00e7\u00e3o de sua marca no mercado.<\/p>\n\n\n\n

            1. Invista em marketing e solu\u00e7\u00f5es criativas:<\/strong><\/li><\/ol>\n\n\n\n

              E para finalizar, segue a dica que mais impacta na Black Friday e \u00e9 adotada inclusive pelas gigantes do varejo: investir em marketing e criatividade para captar clientes.<\/p>\n\n\n\n

              \u00c9 interessante como diversas empresas se preparam durante um ano inteiro para esse momento, \u00e9 como as escolas de samba que ao t\u00e9rmino de um carnaval j\u00e1 se preparam para o desfile do ano seguinte.<\/p>\n\n\n\n

              Dependendo do quanto a empresa pode gastar, h\u00e1 diversas ideias para captar clientes na Black Friday e as desse ano parecem ser promissoras, veja algumas op\u00e7\u00f5es:<\/p>\n\n\n\n

              a) implementa\u00e7\u00e3o do \u201cBlack November\u201d, j\u00e1 utilizado por algumas empresas, que \u00e9 possibilitar descontos durante o m\u00eas todo de Novembro ou a \u201cCyber Monday\u201d que \u00e9 a amplia\u00e7\u00e3o dos descontos na segunda-feira ap\u00f3s a Black Friday;<\/p>\n\n\n\n

              b) Contrata\u00e7\u00e3o de artistas famosos ou cantores para realiza\u00e7\u00e3o de shows por meio de lives em plataformas como o Youtube, sendo que as propagandas s\u00e3o realizadas durante os intervalos para agu\u00e7ar a curiosidade dos consumidores a realizarem as compras;<\/p>\n\n\n\n

              c) Para incentivar as compras por meio dos aplicativos ou e-commerce, muitas empresas est\u00e3o adotando a venda de produtos com cashback. Aqui tamb\u00e9m \u00e9 importante que as regras sejam claras e objetivas, para que n\u00e3o haja d\u00favidas que gerem reclama\u00e7\u00f5es posteriores pelos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

              .<\/span><\/p>\n\n\n\n

              O mais importante para ter sucesso na Black Friday e evitar problemas e reclama\u00e7\u00f5es pelos consumidores \u00e9 garantir uma comunica\u00e7\u00e3o transparente, com informa\u00e7\u00f5es claras, acess\u00edveis e ostensivas em todas as ofertas veiculadas.<\/p>\n\n\n\n

              Garantir o acesso dos consumidores aos canais de relacionamento para o esclarecimento de d\u00favidas e resolu\u00e7\u00e3o r\u00e1pida de problemas tamb\u00e9m \u00e9 medida que evitar\u00e1 a\u00e7\u00f5es judiciais e reclama\u00e7\u00f5es junto aos Procons e demais \u00d3rg\u00e3os de Defesa do Consumidor.<\/p>\n\n\n\n

              A Black Friday \u00e9 a grande oportunidade de alavancar suas vendas e fidelizar clientes, por isso aproveite e bons neg\u00f3cios!<\/p>\n\n\n\n

              Erica Hiromi<\/em><\/strong>, nossa especialista em rela\u00e7\u00f5es de consumo e direito digital.<\/p>\n\n\n\n

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